domingo, 17 de maio de 2009

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro! Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

I CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE

Saias feitas com jornal, uma forma de demonstrar a importância da reutilização, redução e reciclagem

Esteve presente o ex vereador Luiz do Açougue que sempre apóia meus projetos e a Geísa da Arcelor Mital que trabalha na área de Meio Ambiente.

Meus alunos em visita ao CEAM para conhecer uma reserva ecológica para conscientizarem da importância da preservação do meio


Alunas apresentando trabalho sobre a disponibilidade de água doce no mundo e aprendendo sobre o uso racional damesma.




I Conferência do Meio Ambiente, (realizada por Juliana Conrado), foram convidados autoridades municipais e representantes da Arcelor Mittal com o objetivo de disseminar as idéias construídas neste Projeto e demonstrar nossa responsabilidade social e ambiental. O momento iniciou-se com uma palestra ministrada por mim sobre os principais problemas ambientais enfrentados hoje, informações sobre o aquecimento global, alternativas e adaptações para minimizar tais impactos e reflexões para atingir o desenvolvimento sustentável, de modo que utilizemos os recursos naturais com consciência ambiental para garantir a sobrevivência das futuras gerações.
Com o propósito de interagir os convidados, foram realizadas três oficinas trabalhadas dentro do Circuito Ambiental deste projeto, entre elas: “Árvores das Ações”, “Construindo um mundo melhor” e “Trabalhando Valores”. No final da conferência nos reunimos e juntos elaboramos um manifesto em prol do meio ambiente que será encaminhado às autoridades locais para uma possível tomada de decisões.
"Neste momento a natureza sozinha já tem dificuldade em se poder equilibrar, mas juntos ainda a poderemos recuperar". Rui Pais




CIDADE LIMPA E ORGANIZADA

Esteve presente nesta caminhada o vereador Belmar Diniz, apoiando e demonstrando sua preocupação e responsabilidade ambiental.

Minha aluna entregando sacolinhas para os motoristas, tentando, desta forma, impedir que lixos sejam jogados no chão


Motivada por todas as questões que envolvem o meio ambiente e as discussões em pauta sobre o aquecimento global que, eu, Juliana Conrado, desenvolvi o Projeto Cidade Limpa e Organizada que tem por objetivo coibir as pessoas de jogarem lixo no chão e zelar pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na comunidade.



"O problema está mais ligado à falta de consciência das pessoas, pois nos deparamos com gente de níveis de escolaridade diferentes, mas que têm o mesmo hábito errado quanto ás atitudes ambientais", A falta de interesse da população em cuidar do meio ambiente é o principal problema.






quarta-feira, 13 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL

A preservação da qualidade dos sistemas ecológicos, a necessidade de um crescimento econômico para satisfazer as necessidades sociais e a equidade - todos possam compartilhar - entre geração presente e futuras é que favorecem a nossa permanência na Terra,faça sua parte!!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Conectados ao Meio Ambiente


Este blog surge da necessidade em que se encontra o meio ambiente, há a urgência em se estabelecer um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade, da solidariedade e da eqüidade.A medida que a humanidade cresce suas necessidades de intervirem no meio em que vivem acompanham esse crescimento, criando tensões, conflitos com relação a ocupação espacial e recursos disponíveis. Com a industrialização pertinente como forma de trabalho e geração de renda aumentou-se a concentração populacional nas cidades, a tecnologia empregada nesse processo agrava-se com igual rapidez a degradação do meio.Perpetuar a espécie é desejo de todo o ser humano o que antes parecia um processo normal da natureza, hoje corre sérios riscos de extinção.Motivada por todas as questões que envolvem o meio ambiente e as discussões em pauta sobre o aquecimento global que, eu, Juliana Conrado, Bióloga especializada em Gestão Ambiental, estou aqui passando minha mensagem para que juntos possamos construir um mundo melhor!!!