segunda-feira, 8 de junho de 2009

ETA Estação de Tratamento de Àgua







Como funciona uma estação de tratamento de água?
As estações de tratamento usam filtros e vários produtos químicos para limpar a água que sai pelas torneiras das casas

Por Juliana Conrado
A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas. Segundo dados do IBGE, essa superoperação de limpeza atende a maior parte da população do país: 80% dos brasileiros têm acesso à água tratada. Tão complicado quanto o tratamento é a captação de água para abastecer uma grande cidade.
E para melhorar a qualidade de vida A prefeitura Municipal de João Monlevade lançou no dia 27 de março de 2009, a “ETE Cruzeiro Celeste”. O prefeito GUSTAVO PRANDINI destacou que AS ETES SERÃO O CARRO CHEFE DE SEU GOVERNO E O BAIRRO CARNEIRINHOS SERÁ O PRÓXIMO. A administração municipal aponta a necessidade de outras 6 estações de tratamento de esgoto na cidade. A obra vai beneficiar 19 mil pessoas, que representa 26% da população monlevadense. A primeira estação de tratamento entra para a história do município.

Para aprimorar o conheciemnto dos meus alunos, realizamos na semana do meio ambiente uma visita a ETA de João Monlevade e fomos muito bem recebidos pelos funcionários do DAE, e por Contrapino que nos mostrou todo o funcionamento da ETA e as grandes mudanças que já estão ocorrendo nesta Gestão, como produtos químicos que serão utilizados para resolver o problema da água suja que chega em nossas casas. Vamos aguardar e acreditar, o PV tem muito a fazer por você!
Deixo meu agradecimento aos funcionários da PMJM pela atenção, dedicação e oportuindade de levar conhecimento prático aos meus alunos.