segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ATENÇÃO PRESENÇA DE FUNGOS NOS ALIMENTOS



Aula prática de Ciências sobre proliferação de fungos em alimentos

Os fungos constituem um grupo de organismos em que não ocorre clorofila (são heterótrofos). São geralmente filamentosos e multicelulares. O crescimento é em geral apical, mas normalmente qualquer fragmento hifálico pode dar origem a outra formação micelial quando destacado e colocado em meio apropriado. As estruturas reprodutivas são diferenciadas das vegetativas, o que constitui a base sistemática dos fungos (PUTZKE e PUTZKE, 1998). Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são muito maiores, como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Os fungos formam esporos, que são dispersos por correntes de ar (PELCZAR et al., 1996), encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geral (TRABULSI e TOLEDO, 1996).

O Reino Fungi é dividido em cinco filos: Oomycota que compreende os fungos aquáticos: Zygomycota os fungos terestres; Ascomycota as trufas, bolores verdes, amarelos e vermelhos; Basidiomycota os cogumelos, ferrugens e carvões; Deuteromycota fungos do tipoPenicillium.

Reprodução

Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de conídios. A reprodução sexuada culmina na produção de basidiósporos, no caso de basidiomicetos.A reprodução parassexuada consiste na fusão de hifas e formação de um heterocarion que contém núcleos haplóides. Apesar de ser raro, o ciclo parassexual é importante na evolução de alguns fungos (PELCZAR et al.., 1996).

Nutrição

De acordo com a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: saprófitas (ou sapróbios) e parasitas. Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta e os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica. Por essa razão, os fungos crescem dentro ou sobre os alimentos (RAVEM, 2001).

Desenvolve-se geralmente em meios contendo um pH baixo, uma fonte de carbono uma fonte de nitrogênio orgânico ou inorgânico e alguns minerais. Alguns necessitam de vitaminas. (PELCZAR et al., 1996).

6 comentários:

  1. Esse trabalho foi ótimo , pois nos ajudou com os alimentos , nos mostrando as vantagens e as desvantagens dos fungos , gostei muito ! (:

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho foi ótimo , porque nos ajudou a saber quais alimentos devemos consumir ! Adorei o trabalho [:

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho foi ótimo, porque nos ajudou a aprender mais sobre os alimentos que devemos ingerir durante o dia-dia .
    Gostei muito desse trabalho :]

    ResponderExcluir
  4. O trabalho eu achei que ajudou bastante , pois foi uma forma diferente de aprender ,e ensina os alimentos que estragam mais facil , os que estragam mnenos facil,e sobre os fungos.Por exemplo: fervido a maioria das bactérias morrem, a temperatura normal: há bactérias normalmente , e a temperatura baixa as bactérias adormecem . Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Juliana, o texto é muito pertinente, o Brasil saiu na frente na corrida da eficiente energética, seja no investimento nas pesquisas do Biocombustível como na extração do petróleo no Pré-sal, que é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal... Em relação ao biocombustivvel várias empresas brasileiras já adotam a política do ecologicamente correto, a VALE, que é grande consumidora de Diesel, já utiliza expressivo percentual de Biocombustível em seus equipamentos, além de abastecer sua frota de automovéis somente com alcool.
    Opnião pessoal por : Ailton Dorneles TSTXXVII CERP. JM

    ResponderExcluir
  6. É quando existe a queima de materiais biológico ela possui a capacidade de gerar energia. mas o fato é que o alcool não é uma das melhores alternativas, pois ele ainda causa uma dependencia muito grande sobre o petróleo.
    No entanto sobre o biodiesel ja apresenta maior vantagem; pois o bio diesel tem uma possibilidade maior de substituir o derivado do pretóleo.o óleo virgem provido de algumas especie de plantas apresentam vantagens muito interessantes, pois sua energia é renovável, não é toxico, o seu uso contribui para diminuição do efeito estufa e não requer nenhum armazenamento especial, pois em sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petróleo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o seu transporte. mas talves essa não seja a forma mais eficas do Brasil conseguir sua independencia sobre o petróleo, ou a melhor contribuição para o controle climatico e preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir