domingo, 20 de setembro de 2009

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 22 de setembro junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca/EUA, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.

Importância e qualidade

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados.

A qualidade da sua existência tem a ver com os materiais que nos fornecem, como a madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.

Sua contribuição para o planeta em geral não tem preço. Já que obtemos, através dela, a proteção dos solos, rios, nascentes, a preservação da vida silvestre e a manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos.

De qualquer forma, mais importante do que saber a importância de uma árvore é saber a importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando e cuidando para que se desenvolva.

Como salvar as florestas?

Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas. Adote estas ações:

Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;

Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;

Em casa, use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;

Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo, ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para fazer esse papel; Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da Prefeitura. Essa autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;

As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Ajude a preservá-las; Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Esse é um direito seu; Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas; Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas; Divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.

20 comentários:

  1. Na verdade, eu não sabia nem que hoje era o dia da árvore. Mas desde que a gente começa estudar, felizmente se ensina pelo menos um pouco da importância da natureza e consequetemente o papel e o traabalho das ávores no nosso planeta. Tudo sobre história e desenvolvimento para concretizar esse dia eu nem tinha idéia, por isso a reportagem me fez aprender.

    Parabéns,

    Bjoos, Rafa.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao sabia q as sequóias eram tao grandes nunca soube que existiam arvores tao grandes tambem achei muito legal o tal do papel tree-free que nao utiliza arvores muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha Júh* eu não saabia que hoje era o dia da Árvore
    a verdade mesmo é que eu naum sabia a maioria das oisas q stavam postadas aqui mais oque eu achei mais interessante é o trecho que disse como agente tem que ajudar as florestas
    AFINAL : Pelo menos um pouquinho disso todo mundo tem que saber ,e ajudar pelo menos um pouquinho também a natureza


    Ficou Ótimo essa sua postagem Júúh
    Beeiijoo's
    Júlia de Castro e Viveiros / 8ºano , 7ªSérie
    21/09/09

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei descubrindo que Julius Sterling Morton que criou o dia internaconal da árvore, uma coisa totalmente inúltil, pois torna-se uma data comum que ninguem faz nada, muito menos lembra dessa data, e se lembra também nem faz alguma coisa para cuidar de nosso planeta.
    Sim, as árvores são muito importantes para a vida no planeta, mas parece que ninguém liga para isso, pois se ligasse eles não desmatariam o planeta, pois o humano se preocupa mais com o dinheiro do que a própria vida.
    Eu acho que ajudar a salvar a natureza não custa muito da vida de ninguém, se pelo menos eles desmatassem uma área e depois plantassem ela toda denovo, até que ainda ia.. Mas desmatar para acabar é foda... Sempre tento concientizar as pessoas disso, mas pouco adianta.

    Wallace - 7ª série.

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não sabia que hoje é o dia da árvore .
    Como o nosso colega Rafa disse , felizmente se ensina pelo menos um pouco da importância dessa nossa riqueza que são às árvores . Através do blog fiquei sabendo de coisas que eu nunca imaginava que existiam , como por exemplo , o papel "tree-free" e que o papel após ser usado por alguém , pode ser reutilizado .

    Parabéns,

    Letícia Fernandes Carneiro 7ª série / 8° ano

    OBS.: Se estiver algo escrito errado , não se preocupe .. é o teclado que é ruim.

    ResponderExcluir
  6. eu nao sabia que foi criado nos EUA e que moradores plantavao arvores no dia comemorado

    ResponderExcluir
  7. Eu nao sabia que hoje era o dia das árvores , que os Estados Unidos estava comemorando hoje e nem que que a metade das florestas eram destinadas a fabricação de papel.... mais eu gostei muito de saber disso..

    Bruno 7ª série.

    ResponderExcluir
  8. Eu descobri que o dia da árvore foi criado no EUA por Julius Sterling Morton e que os índios comemoram em datas diferentes pois eles cultivam as árvores no ínicio da primavera

    ResponderExcluir
  9. Eu naum sabia que quando for comprar papel era pra compra 100% pos-consumo que era melhor para usar e eu naum sabia que era reciclavel
    e eu achei legal deles reciclarem as arvores!
    :D

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que hoje é o Dia da Árvore...Adorei a ideia do papel "tree-free", pois além de poder ser reutilizado ele é um papel que nao precisa de derrubar árvores para ser feito !!



    Sabrina - 7ª série

    ResponderExcluir
  11. Eu nao sabia que o dia mundial da árvore nos EUA é comemorado no dia 22 de setembro, e no Brasil no dia 21 de setembro.
    A árvore é muito importante pois sem elas não teríamos a somb ra e muitos animais não viveriam, pois necessitam desta bela planta da natureza para sua vida, como muitas bactérias também.
    Eu também acho que cuidar da natureza é fácil só cuida quem não quer.

    Mallu - 7ª série.

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que as árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente,
    é muito interesante.Tambem não sabia que usar quardanapo de tecido é melhor que usar quardanapo de papel

    lucas 7°ano

    ResponderExcluir
  13. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 22 de setembro junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca/EUA, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.

    ResponderExcluir
  14. Nós não sabiamos que o dia da árvore no Estados Unidos era um dia e no Brasi era outro, e que o primeiro dia da árvore no Brasil foi no dia 21 de março, achamos uma reportagem muito boa, estamos adorndo seu Blog , tudo de bom aêe .

    Bêeijõos , Maariia Júuliiaa ee Raaiissaa ! ♥

    ResponderExcluir
  15. Eu não sabia que metade das árvores cortadas no mundo era para a produção do papel,e que agora o dia da ávore passou para o dia 21 de setembro e não é mais no dia 21 de março.Devemos cuidar da narureza pois ela é um das heranças dos nossos filhos.

    Valeu Juhh!!!

    Jardel 7°ano/6ªsérie

    ResponderExcluir
  16. Eu nao sabia que :No EUA e comeroda um dia depois do Brasil e aonde foi criado o dia mundial da àrvore

    Bjos
    Thiago,Marina

    ResponderExcluir
  17. Nós Débora,Diuliana,Maria Laura e Sara,não sabiamos que o dia oficial da árvore era dia 21 de março,que nos Estados Unidos da América se comemora no dia 22 de setembro.No mais sabiamos o resto.Para preserva a mata não é muito díficil basta apenas fazer sua parte mas díficil mesmo é convencer as outras pessoas a preserva mas nada é impossível !!

    ResponderExcluir
  18. Pensavamos que o dia da árvore era um só,ou seja,era mundial,mas hoje percebemos que há diferentes datas de comemoração.Agora caimos na real e percebemos que a árvore não deve ser comemorada e homenagiada em alguns dias, mas sim em todos os dias,pois a ´´mae natureza`` mereçe ser comemorada, homenagiada,respeitada e principalmente PRESERVADA.


    Wésley e Maria Luiza-7º ano

    ResponderExcluir
  19. no dia 21 de março dia é o mundial da arvore,que no brasil é comemorado no dia 21 de setembro,e a primeira vez que ouve a comemoração oficial foi no dia 22 de setembro. existi papel tree-free.


    Mateus e Luiz Fernando-7º ano

    ResponderExcluir