domingo, 23 de agosto de 2009

OS LIXOS NOS GRANDES CENTROS URBANOS



O lixo das grandes cidades tem sido um problema para as administrações municipais e para os cidadãos de um modo geral. Mais do que a simples coleta de lixo, a gestão de resíduos sólidos cada vez mais se orienta para uma visão global com relação ao problema do lixo. Principalmente nas grandes metrópoles, devido à quantidade de lixo produzido, o problema da disposição final dos resíduos sólidos tem implicado em custos sociais e ambientais que colocam na ordem do dia a necessidade de redução, do reaproveitamento e da reciclagem do lixo. Ou seja, a gestão de resíduos sólidos deve atuar em todos os processos desde a produção do lixo na fonte, como parte rejeitada do consumo, até seu retorno à “natureza”, com disposição em aterros, ou ao seu consumo produtivo, como “matéria-prima” da indústria. Hoje, segundo os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IBGE,2004) ,no Brasil, são reciclados 42% do vidro, 43,9% do papel, 49,5% das latas de aço e 35% das garrafas PET. A taxa de reaproveitamento das latas de alumínio atinge louváveis 89%. Porém, como bem demonstra o IBGE, essa situação se relaciona menos com programas de coleta seletiva do que com a pobreza e o desemprego. Enquanto a coleta seletiva é uma realidade em apenas 451 municípios (8,2% dos municípios no Brasil), a pobreza e o desemprego têm tornado a catação de lixo uma estratégia de sobrevivência de contingentes consideráveis da população, que obtém sua renda a partir da venda do lixo catado. O fato novo na atual conjuntura é o aumento do valor dos recicláveis, transformando o lixo em recurso.

Um comentário:

  1. Eu acho uma falta de respeito a nosso planeta com relação ao lixo, pois já foram desenvolvidos várias formar para poder parar de poluir com os lixos; como as latas para separarem e facilitar a separação do lixo. E o que nos acostumou mesmo foi o mundo captalista que nascemos, sempre querendo consumir.
    Também acho um absurdo um país apenas conseguir gastar 200 milhões de toneladas por ano! (EUA), os que deveriam mais seguir esta coisa de salvação do planeta, aquecimento global, etc... Mas já li uma pesquisa que o país que mais se preocupa com isso é o Brasil, o 4º maior poluente do mundo.

    Wallace Gomes - 7ª série.

    ResponderExcluir